domingo, 25 de setembro de 2011

Dica de livro: História das ruas do Rio

Um dos motivos para que eu goste tanto de viajar é o fato de que adoro história. Não é à toa que muitas cidades históricas estão entre os meus destinos preferidos. Acho simplesmente fantástico andar pelas ruas de um lugar e imaginar tudo que aconteceu por ali.

E a minha cidade maravilhosa tem muito para contar! No livro "História das ruas do Rio", de Brasil Gerson, você tem a oportunidade de conhecer um Rio antigo através dos fatos e personagens que povoaram os becos, travessas, praças, morros e avenidas da cidade. Alguns destes lugares nem existem mais, outros só mudaram de nome, como a Rua Direita, que virou 1° de Março...

Bom mesmo, depois de ler o livro, é passear pelos lugares citados. A maioria fica no Centro, mas há também histórias de ruas lá para as bandas do Flamengo, Botafogo, Copacabana, Grajaú... Eu particularmente adoro o Centro do Rio, trabalhei alguns anos por lá. Mas minha dica é tirar um sábado para explorar esta parte da cidade. É mais sossegado, mais vazio. Não faz tanto tempo, fiz esse passeio com meu marido só para visitarmos algumas das belíssimas igrejas da região, que nós dois (cariocas!) ainda não conhecíamos. Eu recomendo!

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Passaporte e Visto

Na hora de planejar uma viagem, especialmente para o exterior, você precisa de informações básicas sobre o destino. Qual o idioma? A moeda? É preciso passaporte, visto, seguro, vacina? É melhor levar dinheiro, traveller check, cartão?

No post de hoje, vou dividir algumas dicas sobre a necessidade de passaporte e visto em lugares que já visitei. Em breve, falarei dos outros assuntos.

Países do Mercosul


Em viagens por países integrantes do Mercosul (Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela), brasileiros não precisam de visto nem de passaporte. Basta documento de identidade em boas condições e com foto que permita claramente a identificação do titular. O ideal é que o documento tenha menos de dez anos. Em outros países, o passaporte é imprescindível.

Para mais informações sobre viagens pelo Mercosul, clique aqui. Ou pesquise ainda páginas na internet dos governos e consulados. 

Países da União Europeia


Não é necessário visto para uma permanência inferior a 90 dias nos países que compõem a União Europeia (UE). Para saber quais são estes países e obter outras informações sobre turismo na região, visite o Portal Oficial da UE. Lá você encontra dicas também sobre saúde, dinheiro e compras na Comunidade Europeia.

Estados Unidos


O visto para entrada nos Estados Unidos é exigido para brasileiros. Você pode se informar sobre os documentos obrigatórios, agendar sua entrevista e obter todos os formulários necessários através do Serviço de Informação para Visto Online. Atualmente, os vistos emitidos têm validade de dez anos.

México

 

Estive no México em 2009 e, até então, o visto mexicano era obrigatório para brasileiros. Algumas mudanças foram implementadas a partir de 2010 com o objetivo de faciltar a entrada no país. Por exemplo, agora quem já tem o visto americano não precisa obter o mexicano. Há também a opção de ingresso no México através do Sistema de Autorização Eletrônica (SAE). Para mais informações, acesse o site do Consulado do México no Rio de Janeiro ou do Consulado do México em São Paulo.

Chile

 

Brasileiros não precisam de visto para permanecer no Chile por até 90 dias. Para entrar no país, basta documento de identidade (eu prefiro sempre o passaporte!). Para obter outras informações, visite o site This is Chile.

Peru

 

Para visitar o Peru, brasileiros também não precisam de visto e podem usar documento de identidade com atiguidade inferior a dez anos. Mais detalhes no site do Consulado Geral do Peru.

Fotos: Karine e Leandro Iglezias

domingo, 18 de setembro de 2011

Dica de filme: Roman Holiday


Indicado a dez oscar, "Roman Holiday", traduzido para o português como "A Princesa e o Pebleu", é um filme de 1953 dirigido por William Wyler. A comédia romântica narra a história de uma princesa entediada, interpretada por Audrey Hepburn, que durante uma visita oficial à Roma decide viver um dia como uma jovem comum. Ao fugir de seus deveres reais, ela se envolve com um jornalista americano vivido por Gregory Peck.


O filme, que rendeu a Audrey Hepburn o oscar de melhor atriz, tem cenas em importantes pontos turísticos da capital italiana, como a Praça de Espanha, o Castelo de Sant'Angelo e a Boca da Verdade (foto acima).

Eu recomendo pela oportunidade de ver um pouco da bela Roma, mas também  para conferir em cena dois grandes nomes do cinema como a diva Audrey Hepburn e Gregory Peck. Confira aqui o trailer!

Comprei uma edição especial do filme na Fnac por R$19,90. Está disponível também no site da loja.

sábado, 17 de setembro de 2011

Planejamento diário de sua viagem

Definidas datas, meios de transporte e hotéis, é hora de se dedicar ao planejamento turístico de sua viagem! Essa etapa é trabalhosa, mas também muito divertida. Afinal, é nela que você define os locais que quer visitar, os programas que vai fazer... Eu faço um roteiro diário.

Para que planejar?

Você pode se perguntar se isso tudo é mesmo necessário. Eu acredito que sim. Um dia, conversando com um conhecido sobre Paris, perguntei sobre os lugares que visitou na cidade, mas ele não tinha visto quase nada! Então, me explicou que estava estudando na Inglaterra e resolveu passar uns dias em Paris, mas foi sem planejar. Quando chegou lá, não sabia aonde ir, o que fazer, e acabou aproveitando mal o tempo.

É claro que você não precisa ser inflexível! Durante a viagem, me permito alterar o roteiro várias vezes. Afinal, a gente descobre tanta coisa nova quando está no destino! Esta é a graça do passeio, aliás. Também costumo deixar um dia livre justamente para descobrir coisas novas, fazer compras de última hora, ou simplesmente repetir programas legais. A diferença de ir com tudo isso bem planejado, é ter a certeza de que você não vai perder preciosos minutos de sua viagem decidindo na hora o que vai fazer, onde e como chegar lá.

O que vai no roteiro?

Começo sempre com algumas informações gerais: dados dos vôos e do seguro viagem, melhores opções de transporte no local, endereço do(s) hotel(éis) e de estabelecimentos para comer e comprar, além de outras dicas obtidas em sites, blogs, revistas, guias e principalmente com amigos a respeito de costumes locais, câmbio, segurança...

Em seguida, faço um roteiro diário mesmo. Defino exatamente onde vou e o que fazer em cada um dos dias. Se necessário, acrescento endereços, como chegar (com mapa inclusive), e preços de ingressos. Mas como geralmente levo junto um guia do local, não preciso anexar essas informações. Neste planejamento diário, costumo colocar as opções de compras, almoço e jantar também.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Dica de Livro: "Próxima estação, Paris"


Sempre que possível, vou dividir com vocês dicas de livros e filmes que remetam a alguns dos lugares que conheço ou que gostaria de conhecer. Quem sabe assim vocês não ficam com vontade também?

Esse aí eu descobri por acaso, dia desses, na livraria do aeroporto, em uma viagem a trabalho. De Lorant Deutsch, "Próxima Estação, Paris: uma viagem histórica pelas estações do metrô parisiense" é um livro, no mínimo, diferente. O autor narra a história da cidade, do século I aos dias de hoje, tendo como referência as estações de metrô. Cada capítulo, uma parada, um século.

Uma oportunidade bacana de conhecer um pouco mais da história e dos locais importantes dessa cidade encantadora: Paris! Fica a dica.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Como é que eu vou?

Se você pretende visitar cidades diferentes em um mesmo estado, país ou continente, um dos primeiros itens em que deve pensar é como vai se locomover entre elas. Carro, trem, avião, ônibus... O importante é se decidir e sair de casa, de preferência, com tudo comprado. Nem sempre é possível, mas se, assim como eu, você não é uma pessoa muito aventureira, eu aconselho que antes de viajar tenha, no mínimo, noção dos horários dos transportes e distâncias entre os locais. Pode ser que isso tudo pareça muito chato (afinal, você está de férias!), mas eu afirmo que uma viagem bem planejada é a melhor forma de curtir seu passeio sem sustos.

Na Europa, o avião tem sido o meio de transporte preferido de muitos turistas. Afinal, é possível locomover-se entre diversos países de forma rápida e barata. Mas é preciso ficar atento! Apesar de muitas vezes o preço das passagens ser realmente convidativo, você paga quase tudo por fora, inclusive bagagem. Dependendo da quantidade e peso das malas, o valor a pagar não compensa o preço baixo do bilhete. Na Alemanha, por exemplo, carro alugado é uma excelente opção (a Autoban é sensacional). E trem, mesmo quando mais caro, é um ótimo meio de transporte - é seguro, oferece muitas opções de horários, e você curte belas paisagens... Se a viagem for durante a noite, você ainda economiza no hotel.

Já nos Estados Unidos, dependendo das distâncias, o avião acaba sendo mesmo a melhor opção. Ainda assim, tudo depende dos lugares que quer conhecer. Para visitar a Califórnia, por exemplo, alugue um carro! Qualquer dia, vou falar um pouco da viagem que fiz para lá. Mas o fato é que seguir de carro pela CA 1, parando em algumas cidades estratégicas pelo caminho, é uma experiência imperdível. De qualquer forma, mesmo de carro, é importante que você verifique quanto tempo vai gastar na estrada e se programe para aproveitar seu tempo da melhor maneira.


Enfim, além do bom e velho google maps para se informar sobre trajetos, distâncias e tempo de viagem, há muitas opções de sites para alugar carros e comprar passagens. Uma dica sobre trens na Europa é evitar comprar bilhetes daqui, exceto se conseguir diretamente no site da companhia ferroviária. Sites como o rail europe são ótimos para você conhecer os horários disponíveis, mas os preços são exorbitantes. Geralmente, passes vendidos pela internet ou em agências de viagens são infinitamente mais caros do que as passagens compradas por lá. Com os horários em mãos, você pode adquirir os bilhetes para o próximo destino logo ao chegar. É um pouco mais arriscado, mas compensa.


Seguem alguns links:
http://portugues.eurail.com/enpt/home
http://www.raileurope.com.br
http://www.oebb.at/en/index.jsp
http://www.sncf.com/
http://www.cp.pt
http://www.klm.com/travel/br_br/index.htm
http://www.easyjet.com
http://wizzair.com/
http://www.jet4you.com
http://www.airberlin.com/prepage.php
http://www.ryanair.com/pt
https://www.cimber.com/
http://www.flybaboo.com
http://www.avis.com
https://pt.alamo.com
http://www.hertz.com/

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

O começo de tudo...

Pode ser o começo do blog. Mas estou falando mesmo é do começo de qualquer viagem. Para mim, o segredo está no planejamento. Há quem goste de se aventurar por aí. Eu prefiro sair de casa com tudo programado: seguro, hotéis, transportes e principalmente o roteiro turístico. E olha que nem sou tão organizada assim!

Bem, aos poucos vou postar dicas sobre cada um destes itens. Mas resolvi inaugurar os posts com a escolha dos hotéis. Depois de definir destino, datas e passagens, é claro, o passo seguinte é reservar a hospedagem. Para mim esta é uma das etapas mais difíceis no planejamento de uma viagem, principalmente quando é sua primeira vez no destino. É preciso levar em consideração critérios como preço, localização, conforto, serviços...

Nas minhas viagens, especialmente para o exterior, a dupla preço + localização são determinantes. Para fazer a escolha certa, pesquiso muito. Há muitos sites de busca de hotéis. Gosto muito do booking e do tripadvisor, que contam com avaliações de hóspedes que ajudam a verificar, por exemplo, se o hotel ou albergue fica em local seguro ou se está próximo a transportes públicos. Os clientes comentam ainda sobre as acomodações, higiene, café da manhã, atendimento e uma série de detalhes que podem interessar.

No booking você acessa uma lista de opções de hospedagem no destino selecionado, com dados sobre preços, disponibilidade, localização, e condições gerais. A reserva de quase todas as viagens que já fiz foi feita por esse site e nunca tive qualquer problema. É super confiável e seguro! Já o tripadvisor conta com uma lista maior de hotéis, mas não é possível reservar diretamente por ele. Você é redirecionado para outros sites, como o próprio booking, onde aí sim pode fazer sua reserva.

Mas é claro que cada destino tem sua especificidade quanto à hospedagem. Quando for falar sobre as viagens que já fiz, colocarei dicas mais específicas sobre este assunto.

Os links para o booking e o tripadvisor estão na lista dos meus sites preferidos.