domingo, 27 de novembro de 2011

Destino: Nova Orleans (Parte 1)

Depois de merecidas férias, finalmente estou conseguindo retomar minha rotina (e escrever novos posts!). E nada melhor para recomeçar do que compartilhar algumas informações sobre a minha última viagem. Estivem em Nova Orleans (Louisiana) e Miami (Florida), nos EUA, e é claro que vou começar por Nova Orleans que é muito mais interessante!

História e informações gerais 


Apelidada de Nola (abreviação de New Orleans/Louisiana) ou Crescent City, entre outros, a cidade às margens do Rio Mississipi é conhecida principalmente como berço do jazz, do rock e do Mardi Gras (o carnaval local). Em 2005, foi alçada as manchetes mundiais após a trágica passagem do furacão Katrina.

Mas Nova Orleans é muito mais que isso! É uma cidade de personalidade marcante: vibrante, artística, charmosa. Bem diferente da grande maioria das cidades norte-americanas (tudo bem que  estamos falando de um país enorme, mas dos lugares que conheço nos Estados Unidos nunca vi nada igual). Aliás, num país como os EUA, encontrar uma cidade onde existe algum artesanato - mínimo que seja - já é uma raridade.

Nola é um grande caldeirão cultural. Isso se deve principalmente ao fato de ter sido colônia francesa e espanhola antes de ser vendida aos Estados Unidos em 1803. Sofreu múltiplas influências, não somente de seus colonizadores, mas de outros povos como africanos,  canadenses e alemães. Todas essas referências se refletem na culinária (rica em frutos do mar, temperos fortes e misturas inusitadas), na religião (o voodoo trazido por africanos é muito presente na região), e na arte e manifestações culturais de forma geral (música, artes plásticas, festividades).

Como chegar

Companhias aéreas como a United Airlines, Delta, American Airlines, Continental e Air Canada voam para Nova Orleans. No entanto, é preciso fazer conexão em cidades como Miami ou Houston.

Já em Nova Orleans, o transporte entre o aerorporto e o French Quarter, bairro onde fica boa parte dos hotéis, é bastante tranquilo. Ainda no baggage claim, você encontra quiosques com a inscrição Hotels Shuttle. Neles você pode comprar passagens de ida e volta entre o aeroporto e o hotel. O transporte é feito por um microônibus, que deixa e busca os passageiros na porta do hotel. A volta fica agendada para o dia e horário determinados por você. Nós pagamos US$ 76,00 pelo transporte de ida e volta para duas pessoas.

Alugar um carro é sempre uma opção, mas sinceramente em Nova Orleans não é muito necessário. Aliás, este é mais um item que difere a cidade de outras tantas nos Estados Unidos. De qualquer forma, caso queira, você pode reservar um veículo pela internet e retirar no aeroporto.

Onde ficar

O French Quarter, também conhecido como Vieux Carré, é o coração de Nova Orleans. Foi lá que nasceu "la nouvelle Orléans" dos franceses. Como centro histórico da cidade, é natural que conte com uma grande concentração de hotéis. São inúmeras opções para todos os bolsos no bairro e arredores. Desde hotéis internacionalmente renomados a bed & breakfests mais econômicos.

Nós ficamos hospedados no French Market Inn (501 Decatur Street), situado em um prédio de 1722 que funciona como hotel desde 1830, época em que tinha fama de mal assombrado. Rústico, mas bonito e confortável, o hotel conta com uma equipe bastante atenciosa. Chegamos bem antes do horário previsto para o check-in e nosso quarto já estava pronto. Além disso, o hotel é extremamente bem localizado.  Fica  em frente ao Hard Rock Café, próximo ao French Market (o mercado local), ao rio Mississipi  e à Canal Street, rua onde você pega o bonde para outros pontos turísticos da cidade. O único problema foi o acesso à internet, extremamente lento e restrito à recepção do hotel.


Nos arredores da Canal Street, avenida que separa o French Quarter do Central Business District (CBD) e do Warehouse District, ficam hotéis de redes mais renomadas (e caras!) como Hilton, Sheraton e Marriot, entre outros.

Fotos: Karine e Leandro Iglezias

Não perca: no próximo post, mais dicas sobre Nova Orleans! Onde comer, o que fazer e compras...

9 comentários:

  1. Que bom que voltou com suas dicas irmã!! Adorei o post e já fiquei com vontade de conhecer Nola!!
    Olha a intimidade...rsrsrs
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Pois, é... Nola é mesmo sensacional! Valeu! Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post e as dicas são ótimas!!

    ResponderExcluir
  5. Deve ter curtido muito jazz por aí não é mesmo? Abraços para vcs

    ResponderExcluir
  6. Amei as suas dicas!
    Doida pra ir a Nola. rs
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. ola ,meu nome e claudio moro em new orleans a 5 anos ,gostei dos seus comentarios ,mais acho que vc esqueceu de mencionar a melhor parte (borbon street),a rua das baladas..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Claudio! Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Na verdade, falei sobre a Bourbon Street em um outro post...
      Segue o link:
      http://meudestinopreferido.blogspot.com.br/2011/11/destino-nova-orleans-parte-3.html
      Espero que goste!

      Excluir
  8. Estou indo para new orleans em setembro, só com o seu relato já fiquei ansioso kk..já me ajudou muito!

    ResponderExcluir