domingo, 12 de fevereiro de 2012

Leitura de Viagem

Ainda no clima das minhas últimas férias, aproveito para compartilhar com vocês duas aquisições que fiz durante a viagem: os livros Fifth Avenue, 5 A.M. e Very New Orleans.


Fifth Avenue, 5 A.M.

O primeiro deles, Fifth Avenue, 5 A.M., de Sam Wasson, narra detalhes da produção do filme Breakfest at Tiffany's (Bonequinha de Luxo), baseado na obra de Truman Capote e estrelado por Audrey Hepburn. No livro, você fica sabendo, por exemplo, como foram as gravações na loja da Tiffany's em Nova York; que o sucesso My Way, de Henry Mancini, quase ficou de fora do filme; que Marilyn Monroe chegou a ser cotada para o papel principal; e ainda que a famosa figurinista da Paramount, Edith Head (aquela que é homenageada em Os Incríveis), teve que engolir os vestidos do ainda jovem estilista Hubert de Givenchy. Aliás, o filme marcou o nascimento do "pretinho básico".


Mas mais do que isso, o livro descreve as dificuldades e o significado de se produzir um filme que tinha como protagonista uma garota de programa independente, livre, alegre (e elegante), na conservadora e moralista sociedade americana da época, onde as mulheres eram preparadas para se casarem virgens e servirem a seus maridos e filhos.

Você também encontra o livro em português, lançado pela Editora Zahar sob o título Quinta Avenida, 5 da manhã. Clique aqui para detalhes do produto.


Very  New Orleans

Já este livro é uma espécie de guia divertido (e fofo!) de Nova Orleans e arredores. Comprei em uma das lojinhas de lembranças da cidade. Escrito e ilustrado pela artista Diana Hollingsworth Gessler, traz dicas e curiosidades a respeito da cidade entremeadas por coloridas e belas aquarelas. O livro é muito mais interessante aos olhos do leitor, pois foge ao perfil tradicional dos guias turísticos.


As aquarelas da artista combinam com a colorida Nova Orleans e retratam o Mardi Gras, a Jackson Square, a culinária local, o jazz e muito mais (clique aqui e relembre posts publicados neste blog sobre a cidade). Diana Hollingsworth Gessler é autora também de outros livros no mesmo estilo como Very California, Very Charleston e Very Washington DC. Não é fácil encontrar nenhum deles no Brasil, mas todos estão disponíveis via Amazon (para comprar, clique aqui). Visite o site www.dianagessler.com para conhecer melhor o trabalho da artista. O site também é lindo! E você pode ainda pode ver os belos quadros de Diana em aquarela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário