domingo, 2 de outubro de 2011

A importância do seguro viagem

Um detalhe importante de toda a viagem é a preocupação com a cobertura médica e hospitalar. Afinal, a gente nunca sabe quando vai precisar... Se a viagem for pelo Brasil, você está assegurado se o seu plano de saúde tiver cobertura nacional. E ainda assim sempre existe a opção do atendimento público... Mas se for viajar para o exterior, a preocupação deve ser redobrada. Há países em que você vai precisar desembolsar dinheiro (e muito!) caso precise de atendimento médico.

Para evitar problemas, a primeira dica é conferir se o seu plano de saúde garante alguma assistência no exterior. O que é bastante raro, creio eu. A opção é então partir para o seguro viagem. Lá vai a segunda dica: algumas bandeiras de cartão de credito oferecem gratuitamente o seguro para o cliente que comprar as passagens de ida e volta no cartão. Verifique se você pode usufuir deste benefício. Neste caso, é importante verificar se o seguro é extensivo aos acompanhantes ou se é válido apenas para o titular do cartão. 

Para contratar um seguro viagem, existem muitas opções. Você pode fechar em agências de turismo ou diretamente com seguradoras e/ou empresas especializadas em assistência e seguro viagem. Tudo pode ser feito pela internet. Há coberturas diferenciadas, que incluem reembolso por extravio de bagagem e até mesmo traslado em caso de morte. Pesquise a assistência que mais se adapte a sua necessidade, confira  preços e fique atento quanto à idoneidade da empresa!

Vale lembrar que o Tratado de Schengen, um acordo assinado entre os países da Comunidade Européia, estabelece a obrigatoriedade de que os turistas visitando esses países comprovem possuir uma assistência a viagens com valor mínimo de € 30.000 para garantir cobertura médica por doença ou acidente. Ou seja, sem seguro viagem você não entra na maioria dos países europeus. 

Para encerrar, reforço o depoimento da minha amiga Dani Reule, em comentário feito a outro post deste blog dia desses. Bastante viajada, ela precisou este ano, pela primeira vez, acionar o seguro em uma viagem pelo Chile. Usou e aprovou. Foi muito bem atendida e curtiu o resto do passeio saudável e tranquila.

Seguem algumas opções para pesquisar e contratar seu seguro viagem:

2 comentários:

  1. Karine,

    Faz um post sobre que roupas levar na viagem! Bjus

    ResponderExcluir
  2. Oi, Dani! Obrigada pela sugestão! Um dos próximos posts programados é sobre dicas para arrumar as malas, então vou incluir algumas informações sobre que roupas levar. Beijos!

    ResponderExcluir