sábado, 1 de outubro de 2011

Certificado Internacional de Vacinação

Carnaval de 2007, Aeroporto de Guarulhos, São Paulo. Malas prontas para realizarmos a viagem dos sonhos do meu marido. Finalmente iríamos conhecer Machupicchu, no Peru. Mas o sonho se transformou em frustração quando não conseguimos embarcar por não termos o certificado internacional de vacinação. Precisávamos estar vacinados contra febre amarela por exigência da Anvisa. Nós até já éramos vacinados, mas não tínhamos o tal certificado. Precisaríamos voltar a Belo Horizonte para buscar o cartão nacional de vacina e trocá-lo pelo certificado em um posto da Anvisa. Enfim, não daria tempo. A viagem teve que ser reprogramada para o feriado seguinte.

Primeira lição aprendida. Mesmo viajando com apoio de uma agência de turismo, não deixe de se informar sobre as regras para visitar o local de destino. Poucas vezes fechamos pacote com agências. Gostamos mesmo é de viajar por nossa conta. Geralmente, sai mais barato e você tem mais liberdade. No entanto, quando decidimos ir ao Peru, em função do pouco tempo disponível para visitar cidades bem distantes entre si, achamos que compensava comprar um pacote aéreo e terrestre. Também tínhamos pouca experiência em viagens internacionais, e esta opção nos pareceu mais segura. Ao fechar com a CVC, recebemos uma lista de documentos e informações necessários para acesso ao país. Não constava a vacina contra a febre amarela. Constatada a falha de comunicação por parte da agência, a CVC remarcou a nossa viagem sem custo adicional. Mas se tivéssemos nos preocupado em confirmar as informações recebidas antes, na internet ou em um guia de viagem, teríamos evitado o transtorno.

Onde preciso do CIVP e o que devo fazer para obter?

A apresentação do certificado internacional de vacinação e profilaxia é exigido dos viajantes que se deslocam de um país considerado endêmico para esta doença para países não endêmicos mas que tenham infestação pelo mosquitos transmissores da Febre Amarela. Segundo o site da Anvisa, no momento não há nenhuma área apresentando risco de disseminação internacional da doença. 

Mas como é melhor prevenir, hoje ando sempre com meu certificado internacional de vacinação junto do passaporte. Vale lembrar que você deve tomar a vacina contra a febre amarela pelo menos dez dias antes da viagem. A validade é de dez anos. Então, não deixe para depois. Garanta logo a vacina e não arrisque o seu próximo passeio.

No site da Anvisa, você encontra diversas informações, entre elas a relação de postos de saúde para vacinação. Lá você também pode realizar seu pré-cadastro para agilizar o atendimento nos centros de orientação ao viajante que emitem o certificado internacional. Para pessoas que não podem tomar a vacina, deve ser emitido atestado de isenção de vacinação e profilaxia. Os detalhes também estão no site.

Já na página da Organização Mundial da Saúde (OMS), é possível acessar informações valiosas sobre as exigências quanto à vacinação de febre amarela e recomendações sobre o risco e prevenção da malária em todo o mundo. Basta clicar no país para onde vai viajar no mapa para ler. Os textos estão em inglês.

Seguem os links:

Nenhum comentário:

Postar um comentário