segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Como é que eu vou?

Se você pretende visitar cidades diferentes em um mesmo estado, país ou continente, um dos primeiros itens em que deve pensar é como vai se locomover entre elas. Carro, trem, avião, ônibus... O importante é se decidir e sair de casa, de preferência, com tudo comprado. Nem sempre é possível, mas se, assim como eu, você não é uma pessoa muito aventureira, eu aconselho que antes de viajar tenha, no mínimo, noção dos horários dos transportes e distâncias entre os locais. Pode ser que isso tudo pareça muito chato (afinal, você está de férias!), mas eu afirmo que uma viagem bem planejada é a melhor forma de curtir seu passeio sem sustos.

Na Europa, o avião tem sido o meio de transporte preferido de muitos turistas. Afinal, é possível locomover-se entre diversos países de forma rápida e barata. Mas é preciso ficar atento! Apesar de muitas vezes o preço das passagens ser realmente convidativo, você paga quase tudo por fora, inclusive bagagem. Dependendo da quantidade e peso das malas, o valor a pagar não compensa o preço baixo do bilhete. Na Alemanha, por exemplo, carro alugado é uma excelente opção (a Autoban é sensacional). E trem, mesmo quando mais caro, é um ótimo meio de transporte - é seguro, oferece muitas opções de horários, e você curte belas paisagens... Se a viagem for durante a noite, você ainda economiza no hotel.

Já nos Estados Unidos, dependendo das distâncias, o avião acaba sendo mesmo a melhor opção. Ainda assim, tudo depende dos lugares que quer conhecer. Para visitar a Califórnia, por exemplo, alugue um carro! Qualquer dia, vou falar um pouco da viagem que fiz para lá. Mas o fato é que seguir de carro pela CA 1, parando em algumas cidades estratégicas pelo caminho, é uma experiência imperdível. De qualquer forma, mesmo de carro, é importante que você verifique quanto tempo vai gastar na estrada e se programe para aproveitar seu tempo da melhor maneira.


Enfim, além do bom e velho google maps para se informar sobre trajetos, distâncias e tempo de viagem, há muitas opções de sites para alugar carros e comprar passagens. Uma dica sobre trens na Europa é evitar comprar bilhetes daqui, exceto se conseguir diretamente no site da companhia ferroviária. Sites como o rail europe são ótimos para você conhecer os horários disponíveis, mas os preços são exorbitantes. Geralmente, passes vendidos pela internet ou em agências de viagens são infinitamente mais caros do que as passagens compradas por lá. Com os horários em mãos, você pode adquirir os bilhetes para o próximo destino logo ao chegar. É um pouco mais arriscado, mas compensa.


Seguem alguns links:
http://portugues.eurail.com/enpt/home
http://www.raileurope.com.br
http://www.oebb.at/en/index.jsp
http://www.sncf.com/
http://www.cp.pt
http://www.klm.com/travel/br_br/index.htm
http://www.easyjet.com
http://wizzair.com/
http://www.jet4you.com
http://www.airberlin.com/prepage.php
http://www.ryanair.com/pt
https://www.cimber.com/
http://www.flybaboo.com
http://www.avis.com
https://pt.alamo.com
http://www.hertz.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário