sábado, 17 de setembro de 2011

Planejamento diário de sua viagem

Definidas datas, meios de transporte e hotéis, é hora de se dedicar ao planejamento turístico de sua viagem! Essa etapa é trabalhosa, mas também muito divertida. Afinal, é nela que você define os locais que quer visitar, os programas que vai fazer... Eu faço um roteiro diário.

Para que planejar?

Você pode se perguntar se isso tudo é mesmo necessário. Eu acredito que sim. Um dia, conversando com um conhecido sobre Paris, perguntei sobre os lugares que visitou na cidade, mas ele não tinha visto quase nada! Então, me explicou que estava estudando na Inglaterra e resolveu passar uns dias em Paris, mas foi sem planejar. Quando chegou lá, não sabia aonde ir, o que fazer, e acabou aproveitando mal o tempo.

É claro que você não precisa ser inflexível! Durante a viagem, me permito alterar o roteiro várias vezes. Afinal, a gente descobre tanta coisa nova quando está no destino! Esta é a graça do passeio, aliás. Também costumo deixar um dia livre justamente para descobrir coisas novas, fazer compras de última hora, ou simplesmente repetir programas legais. A diferença de ir com tudo isso bem planejado, é ter a certeza de que você não vai perder preciosos minutos de sua viagem decidindo na hora o que vai fazer, onde e como chegar lá.

O que vai no roteiro?

Começo sempre com algumas informações gerais: dados dos vôos e do seguro viagem, melhores opções de transporte no local, endereço do(s) hotel(éis) e de estabelecimentos para comer e comprar, além de outras dicas obtidas em sites, blogs, revistas, guias e principalmente com amigos a respeito de costumes locais, câmbio, segurança...

Em seguida, faço um roteiro diário mesmo. Defino exatamente onde vou e o que fazer em cada um dos dias. Se necessário, acrescento endereços, como chegar (com mapa inclusive), e preços de ingressos. Mas como geralmente levo junto um guia do local, não preciso anexar essas informações. Neste planejamento diário, costumo colocar as opções de compras, almoço e jantar também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário