terça-feira, 18 de outubro de 2011

Arrumando as malas!

Estou arrumando as malas para a segunda metade das minhas férias, que começa no final desta semana! Então, não tem melhor hora para falar desta etapa fundamental na reta final de preparação para uma viagem. Há algum tempo queria fazer este post, e dia desses a Dani Sales (Daniela Sales Instituto de Beleza) pediu dicas de roupas para viagens aqui no blog. Então, vou tentar reunir tudo isso. Vale lembrar que a especialista em moda na família é a minha irmã (Será que esse pode?) e não eu... Mas lá vai!


O que levar?

É claro que o estilo das roupas que você vai levar em uma viagem variam de acordo com o destino  (praia, campo, cidade) e com as temperaturas previstas para o local. O frio é sempre uma desvantagem porque as roupas e sapatos pesam muito mais. Apesar de viajar muito, frequentemente caio na armadilha de levar mais do que preciso. Mas com a experiência, venho conseguindo enxugar cada vez mais as minhas malas. 

Quando comecei a pesquisar para fazer este post, acabei descobrindo que já praticava algumas das dicas dos especialistas em organização. Por exemplo, tento sempre levar peças que harmonizem entre si e busco nos acessórios uma alternativa para mudar a cara da mesma roupa caso precise repetir. Bijous, lenços, e coletes são uma ótima pedida, até porque são leves e ocupam pouco espaço.

Um recurso que uso para viagens longas é fazer uma lista com tudo aquilo que preciso levar, de meias a casacos, de produtos de beleza à câmera fotográfica. Depois confirmo se está tudo realmente na mala. Assim, o risco de esquecer algum item importante é menor.

Se quiser conferir alguns dos meus looks de viagem, clique aqui para acessar o álbum.

Dica 1 - Conforto 

Seja qual for o destino, roupas e sapatos confortáveis são fundamentais. Dispenso os saltos altos sempre que viajo. Afinal, andar é a melhor maneira de explorar qualquer cidade, além de ser mais econômico também... Não gosto muito de tênis e fujo deles o quanto posso, mas confesso que isso geralmente resulta em pés doloridos no fim do dia. Agora se você for fazer ecoturismo não tem jeito mesmo! Os calçados e roupas têm que ser apropriados. Eu tenho um tênis, por exemplo, que só uso para trilhas.

Dica 2 - Curingas

O jeans é um grande curinga, pois combina com tudo e você pode repetir várias vezes. Para uma viagem de uma semana, uma ou duas calças jeans são suficientes, considerando que você vai levar outras peças como saias e vestidos também. Já os sapatos e bolsas, que ocupam espaço e podem pesar bastante na mala., precisam ser versáteis. Por maior que seja a tentação de levar de tudo o que tem no armário, o ideal é escolher poucas peças que fiquem bem com qualquer uma das roupas que estiver levando.

Dica 3 - Tecidos que não amassam

Uma ótima pedida é levar roupas que não amassem ou amassem bem pouco. Raramente você vai encontrar hotéis com ferro de passar disponível ou serviço de passadeira (que costuma ser caro!). Levar na mala também não é uma boa, já que significa peso adicional. Esse é um dos motivos pelos quais gostei de ver nas lojas essas camisas amassadinhas, que não precisam ser passadas. Tenho duas que são bem práticas para viagens.

Dica 4 - Bagagem de mão

Na bagagem de mão, levo sempre documentos, como passaporte, passagens, reservas de hotéis, seguro; equipamentos eletrônicos, como câmeras fotográficas, ipod e notebook; roteiro e guias de viagem; livro e palavras-cruzadas para passar o tempo se for uma viagem longa; e itens pessoais como remédios e maquiagem. Vale lembrar que em viagens internacionais há restrição quanto ao transporte de líquidos na bagagem de mão. Nesse caso, é melhor despachar seus produtos de beleza para não correr o risco de perdê-los.


A escolha da mala

Viagem curta, mala pequena. Se você estiver viajando de avião, ela pode até mesmo ser levada como bagagem de mão. Assim, você ganha tempo no desembarque e ainda evita surpresas desagradáveis como a destruição da sua mala no trajeto. Tenho algumas malas de lona para viagens curtas, mas mesmo nestes casos tenho preferido as de rodinhas, muito mais fáceis de carregar.

Em caso de viagens mais longas, você pode despachar uma mala maior e levar outra pequena ou uma mochila como bagagem de mão. Se for uma viagem planejada para fazer muitas compras, uma idéia é levar duas malas, uma dentro da outra, além da bagagem de mão. Assim, na volta, você despacha as duas malas cheias.

Como organizar a mala?

Uma dica que eu sigo é dispor todas as peças sobre uma superfície antes de por na mala. Faço isso porque, ao ver todas juntas, consigo fazer uma segunda seleção e retiro tudo aquilo que acho que não vou precisar. 

Na hora de arrumar, procuro aproveitar cada espaço da mala. Nos vãos do fundo, costumo colocar itens como lenços, cachecóis, meias-calças e tudo o mais que se adaptar nestes espaços. O ideal é que peças mais pesadas, como calças jeans fiquem por baixo, até para não amassarem as demais roupas. Alguns entendidos sugerem fazer rolinhos com camisetas, mas eu geralmente não faço.

E no lugar de carregar uma necéssaire gigantesca, que na volta nunca cabe na mala, tente dividir seus produtos de beleza e higiene pessoal em várias bolsas menores. Meu marido sempre me falava isso e finalmente acabei me convencendo. Embora não seja tão prático na hora de utilizar os produtos,é bem mais fácil de arrumar na mala. Também costumo lacrar a tampa de produtos líquidos, como  cremes hidratantes, por exemplo, com fita adesiva para não vazar.

Melhor do que qualquer coisa que eu possa escrever, sugiro uma olhadinha nos vídeos abaixo com dicas de especialistas no assunto:

- Veja como organizar sua mala de viagem
- Glória Kalil dá dicas de como fazer uma mala de viagem

E para não haver reclamações, um vídeo que mostra a organização rápida e precisa de uma mala masculina:

- Como arrumar a mala sem deixar as roupas amassadas

Quanto peso posso levar?

A quantidade de malas e o peso permitido varia de acordo com a companhia aérea e entre vôos domésticos e internacionais. É importante se informar ao comprar a passagem, afinal ninguém quer pagar excesso de bagagem.

Na TAM, por exemplo, a franquia de bagagem em vôos nacionais é de 23kg, enquanto que um adulto pode levar duas malas de até 32kg em viagens internacionais. Já na Gol, em voos nacionais e na maior parte das viagens aéreas para os países da América do Sul e Caribe, cada cliente tem direito a até 23 quilos na bagagem despachada. Alguns destinos internacionais têm limites diferentes, como a Colômbia que tem franquia de 30 quilos. Em voos entre Brasil e Estados Unidos pela American Airlines você pode despachar até duas malas de 32kg cada, fora a bagagem de mão. O mesmo vale para voos entre o Brasil e a Europa por companhias aéreas como a Iberia e a TAP.

Atenção à informação de que são duas malas de 32kg e não um peso total de 64kg. O que quero dizer é que se você tiver uma mala pesando 20kg e outra pesando 35kg, mesmo o total não somando 64kg, você não pode despachar a mala de 35kg sem pagar excesso de peso. Ou você paga ou redistribui o peso para a mala mais leve. Já precisei fazer isso mais de uma vez em viagens internacionais e numa dessas perdi uma blusa no aeroporto. Numa viagem aos EUA, no ano passado, compramos uma balança pequena de bagagem que nos ajudou bastante. Pesando as malas antes, no hotel, já chegamos ao aerorporto com tudo certinho.

Fique também atento ao peso, dimensões e itens proibidos na bagagem de mão. Objetos cortantes e pontiagudos, por exemplo, não podem ser transportados. Como já falei antes, líquidos, pastas, cremes e outros artigos de consistência semelhante também não quando em viagens internacionais. Somente recipientes individuais de capacidade não superior a 100ml ou equivalente, acondicionados em sacos de plástico transparente que possam ser abertos ou fechados de novo, podem ser transportados. Também é feita uma exceção a medicamentos e itens de dieta especial (como alimentação de bebês) para uso durante o vôo. Os itens líquidos adquiridos nas zonas de freeshop dos aeroportos também são permitidos desde que estejam em embalagens invioláveis e você tenha o comprovante de compra.

Já vi muita gente tendo que jogar fora produtos de beleza, tesourinha de unha, canivete... Então, fique ligado!

8 comentários:

  1. Pra mim, o mais difícil é a hora de arrumar as malas.. A gente quer levar tudo dentro, ainda mais em viagens internacionais.. Valeu a dica Claussen, principalmente a de organizar a mala!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi irmã! Confesso que arrumar mala é sempre um suplício pra mim, porque eu gosto de ter opção.rs
    Odeio viajar e só ter um look pra usar naquele dia, porque nem sempre o que planejei funciona no corpo. Outro dia fiz um post falando sobre a montagem de looks para viagem. Uma boa dica é colocar as produções em cima da cama ou até mesmo em um cabide, do jeito que você idealizar. Se achar o resultado bacana, conto como look de viagem. Outra boa dica é ter uma listinha montada com os principais itens para cada tipo de viagem. Dessa forma você não esquece de levar um protetor solar para a praia, por exemplo.
    Eu já tenho listas montadas para cada tipo de lugar e na hora de montar a mala, isso ajuda bastante já que me não preciso ficar lembrando o que devo levar.
    Adorei as suas dicas!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. oi querida me ajude por favor vou p colombia pela tam quantos kilos posso levar comprei uma mala grande eu ia levar tudo numa mala só e levar so uma bolsinha tira colo c documentos sera que e 23 kls ou 30 estou em duvida cruel tenho medo de levcar so 23 e chega na hora poder levar 30 muitoo obrigada deus te guie

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Estive pesquisando e em vôos da TAM para a Colômbia o limite por passageiro é uma mala de até 32kg. O ideal é que você não use a cota máxima já na ida, visto que a tendência é sempre voltarmos com uma bagagem um pouco maior devido às comprinhas da viagem.

      Em vôos internacionais da TAM você pode levar um volume de até 5kg (além da sua bolsa pessoal) como bagagem de mão. Esse volume pode ser uma mala pequena ou uma mochila, por exemplo. O ideal é que itens como câmeras fotográficas, ipods ou notebooks fiquem com você durante toda a viagem.

      No link abaixo, você acessa a página da TAM com instruções específicas sobre a bagagem que pode ser despacahada:
      http://www.tam.com.br/b2c/vgn/v/index.jsp?vgnextoid=45a326d02e2da210VgnVCM1000009508020aRCRD

      Boa viagem!

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. karine deus abençoe pela dica vç m ajudou muito bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por nada! Que bom que pude ajudar! Muito sucesso em sua viagem. Bjs.

      Excluir
  6. Não há problemas de eu colocar uma mala dentro da outra ?

    ResponderExcluir