terça-feira, 20 de setembro de 2011

Passaporte e Visto

Na hora de planejar uma viagem, especialmente para o exterior, você precisa de informações básicas sobre o destino. Qual o idioma? A moeda? É preciso passaporte, visto, seguro, vacina? É melhor levar dinheiro, traveller check, cartão?

No post de hoje, vou dividir algumas dicas sobre a necessidade de passaporte e visto em lugares que já visitei. Em breve, falarei dos outros assuntos.

Países do Mercosul


Em viagens por países integrantes do Mercosul (Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela), brasileiros não precisam de visto nem de passaporte. Basta documento de identidade em boas condições e com foto que permita claramente a identificação do titular. O ideal é que o documento tenha menos de dez anos. Em outros países, o passaporte é imprescindível.

Para mais informações sobre viagens pelo Mercosul, clique aqui. Ou pesquise ainda páginas na internet dos governos e consulados. 

Países da União Europeia


Não é necessário visto para uma permanência inferior a 90 dias nos países que compõem a União Europeia (UE). Para saber quais são estes países e obter outras informações sobre turismo na região, visite o Portal Oficial da UE. Lá você encontra dicas também sobre saúde, dinheiro e compras na Comunidade Europeia.

Estados Unidos


O visto para entrada nos Estados Unidos é exigido para brasileiros. Você pode se informar sobre os documentos obrigatórios, agendar sua entrevista e obter todos os formulários necessários através do Serviço de Informação para Visto Online. Atualmente, os vistos emitidos têm validade de dez anos.

México

 

Estive no México em 2009 e, até então, o visto mexicano era obrigatório para brasileiros. Algumas mudanças foram implementadas a partir de 2010 com o objetivo de faciltar a entrada no país. Por exemplo, agora quem já tem o visto americano não precisa obter o mexicano. Há também a opção de ingresso no México através do Sistema de Autorização Eletrônica (SAE). Para mais informações, acesse o site do Consulado do México no Rio de Janeiro ou do Consulado do México em São Paulo.

Chile

 

Brasileiros não precisam de visto para permanecer no Chile por até 90 dias. Para entrar no país, basta documento de identidade (eu prefiro sempre o passaporte!). Para obter outras informações, visite o site This is Chile.

Peru

 

Para visitar o Peru, brasileiros também não precisam de visto e podem usar documento de identidade com atiguidade inferior a dez anos. Mais detalhes no site do Consulado Geral do Peru.

Fotos: Karine e Leandro Iglezias

2 comentários:

  1. Minha Linda Amiga, que blog fofo! Parabéns, tenho certeza que vou me deliciar com todas as suas dicas, informações e imagens, as imagens dessa publicação em especial, eu amei!!! Tenho certeza que o seu blog será mais uma idealização sua que dará muito certo. Vc merece brilhar sempre! Peço a Deus que continue te abençoando. Grande beijo amiga, e obrigada pelo seu carinho! Neudi

    ResponderExcluir
  2. Oi, querida!!! Muito obrigada pelo comentário e pelo carinho! Desejo a você tudo em dobro. Tenho certeza que seu blog e sua arte farão muito sucesso! Beijos.

    ResponderExcluir